Gestão de projetos pdf

As empresas socialmente responsáveis, tem uma postura ética onde o respeito da comunidade passa a ser um grande diferencial. O reconhecimento destes fatores pelos consumidores e o apoio de seus colaboradores faz com que se crie vantagens competitivas e, consequentemente, atinja maiores níveis de sucesso. A responsabilidade empresarial frente ao meio ambiente é centrada gestão de projetos pdf analise de como as empresas interagem com o meio em que habitam e praticam suas atividades, dessa forma, uma empresa que possua um modelo de Gestão Ambiental já está correlacionada à responsabilidade social. Tais eventos irá de certa forma interagir com as tomadas de decisões da empresa, tendo total importância na estratégia empresarial.

Os projetos eram controlados basicamente através da utilização dos gráficos de Gantt, a medida que as empresas foram evoluindo suas estratégias de gestão, determinação dos riscos que podem afetar o projeto e documentação de suas características. A gerência de projetos é frequentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto. Processos e metodologias – graduação: o gerenciamento de projetos. A sociedade atual está reconhecendo a responsabilidade ambiental e social como valor permanente, o que é e para que serve?

Assim, a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social são atualmente condicionadas pela pressão de regulamentações e pela busca de melhor reputação perante a sociedade. A sociedade atual está reconhecendo a responsabilidade ambiental e social como valor permanente, consideradas fatores de avaliação e indicadores de preferência para investidores e consumidores. Os investimentos destinados a Gestão Ambiental e a consciência da Responsabilidade Social pelas empresas são aspectos que fortalecem a imagem positiva das organizações diante dos mercados em que atuam, dos seus colaboradores, concorrentes e fornecedores. No mundo globalizado em que vivemos, a relação entre empresas e a sociedade cada vez mais se estreita para haver uma relação de troca, onde ambas possam interagir entre diversos aspectos organizacionais e sócio-econômicos. A empresa DPaschoal surge nesse contexto social, no ano de 1949, com a sua primeira loja, surpreendendo o público por ser uma “loja limpa”, organizada e voltada para a satisfação do consumidor, inovou no seu segmento. Isso não existia na época: “lugar de pneu era lugar onde não havia limpeza, nem organização e, muito menos, preocupação com o atendimento ao cliente. Assim nascia a DPaschoal, já diferenciada desde o início”.

A empresa destaca-se também na área de responsabilidade social e meio ambiente, através da Fundação Educar e da Garantia Ambiental Total. Garantir qualidade e segurança em serviços automotivos, gerando valor e desenvolvimento para os parceiros e para as comunidades onde opera”. Ser líder nos mercados em que atua, sendo reconhecida como empresa diferenciada e de excelência, com padrão superior de qualidade”. Em Uruguaiana, a empresa foi inaugurada em 15 de agosto de 2001, trabalhando com uma linha de produtos e serviços leves destinada a automóveis de passeio, caminhonetes, sport utility e produtos e serviços da linha pesada, destinada ao uso de: caminhões, ônibus, tratores, veículos industriais. Os seus principais produtos são, pneus, rodas, amortecedores e baterias. Em serviços, trabalha com alinhamento de direção, balanceamento de rodas, troca de óleo, troca de pneus, entre outros. Classificação da empresa: em nível federal está classificada como Sociedade por Cotas de Responsabilidade LTDA e, em nível estadual, como empresa de Médio Porte.

As empresas atualmente buscam novas estratégias mercadológicas para a conquista e manutenção de clientes e para a identificação de novos nichos de mercados. A Responsabilidade Social e a Gestão Ambiental entram nesse contexto como aspectos que promovem oportunidades de negócio e não somente para efeito de cumprimento da legislação. Vive-se num novo tempo onde ser uma empresa responsável torna-se vital para a sobrevivência organizacional. Empresas que não se adequarem a tal realidade terão desvantagens competitivas. Após analise preliminar no ambiente organizacional da empresa DPaschoal de Uruguaiana, constatou-se a existência de projetos de Responsabilidade Social e de Gestão Ambiental, mas que ainda não são utilizados plenamente como diferenciais promotores da vantagem mercadológica competitiva. O trabalho limita-se ao estudo do melhor aproveitamento mercadológico de um diferencial competitivo da empresa DPaschoal Uruguaiana em um contexto regional. O objetivo do presente trabalho é descrever a política de Gestão Ambiental e de Responsabilidade Social da empresa DPaschoal de Uruguaiana, analisando-a, e verificando como ela pode proporcionar maior conscientização da sociedade sob esses aspectos, potencializando a imagem positiva da empresa e promovendo o seu diferencial competitivo.

Descrever a atual estratégia mercadológica da DPaschoal em Uruguaiana sob a ótica da Gestão Ambiental e da Responsabilidade Social. Verificar o nível de conscientização dos colaboradores sobre a importância das ações, referentes ao tratamento dos resíduos e a sua valorização como fator competitivo para a empresa. Verificar o perfil geral dos clientes e a importância atribuída aos esforços relativos a proteção ao meio ambiente que a empresa empreende. A necessidade de buscar novos clientes para as empresas faz com que o administrador pense em novas estratégias e novas ferramentas onde a Responsabilidade Social e a Gestão Ambiental tornam-se uma arma diferenciada para melhorias da imagem da organização perante novos consumidores. Atualmente os consumidores têm oportunidade de escolher os produtos e serviços das melhores empresas. Em vista disso, é oportuno afirmar que retribuir seu sucesso para a sociedade através de benefícios sociais e ambientais gera uma nova realidade mercadologia para a empresa, que passa a ser vista como uma organização que pensa no futuro de seus consumidores, proporcionando a manutenção de boas condições de qualidade de vida. O trabalho viabilizou-se por abordar um tema cujas as práticas são utilizadas na gestão da empresa DPaschoal, que se colocou disponível para a realização do mesmo, considerando-o de grande relevância organizacional e social.